Grandes Nomes da Dança - Rudolf Nureyev




Rudolf Nureyev (1938-1993), nascido Rudolf Khametovich Nureyev ou Rudolf Xämät uğlı Nuriev (Irkutsk, 17 de março de 1938, em Moscou —) )  foi um dos mais importantes bailarinos do século XX, destacando-se por ter reformulado o papel da figura masculina na dança, até então limitada ao suporte das bailarinas em palco.  Foi um dos  celebrados bailarinos do século XX e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.


Frequentemente causava  admiração no público com giros e saltos espetaculares, mas era seu temperamento apaixonado e sentimental que fez dele um fenômeno.

Ele era um estudante incrível mas rebelde na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, quando  destacou-se do corpo de baile e se formou solista no Kirov Ballet.

Em 1961, quando apresentou-se com o Kirov em Paris, ganhou o mundo.

Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, Nova York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet.

Fora sua ligação ao Royal Ballet como um ‘permanente artista convidado’ por vinte anos, Nureyev não era afiliado a nenhuma companhia de dança, o que para época, era  bem inusitado. Foi o prim,eir "bailarino freelancer" por assim dizer.

Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo.
Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua vida em Paris, onde atuou como o diretor e principal e coreógrafo do Paris Opera Ballet.

Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara. Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como diretor na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.


Nureyev morreu em 1993, em Paris, França, por complicações decorrentes da Aids.

Comentários