Grandes Nomes da dança: Agrippina Vaganova




Yakovlevna Agrippina Vaganova (6 de Julho de 1879 – 5 de Novembro de 1951) foi uma professora de balé russo, que desenvolveu o método Vaganova, técnica derivada dos métodos de ensino da antiga Imperial Ballet School (agora a Academia de Ballet Vaganova), nos termos o mestre de balé Marius Petipa a partir de meados do século XIX, embora principalmente da década de 1880 e 1890.

Os Fundamentos da Dança Clássica (1934 escrito por ela) continua a ser um livro didático comum para o ensino das técnicas de balé.

Durante toda sua vida Vaganova esteve ligada com o Ballet Imperial (depois, o Ballet Kirov) do Teatro Mariinsky em São Petersburgo. Foi aprovada em 1888 no Imperial Ballet School, instituição de dança clássica fundada por Anna da Rússia e financiado pelos czares. Graduou-se na sala da professora ex-Primeira Bailarina Eugenii Sokolova (também foi treinada por Ekaterina Vazeme, Enrico Cecchetti, Johansson Cristã e Gerdt Pavel). O balé não era fácil para Vaganova em seus primeiros anos como estudante, mas lentamente, através do esforço e força de vontade, foi capaz de aderir ao ilustre Ballet Imperial após a graduação.

Ela atingiu um grande  nível de conhecimento no mundo da dança e a  fama de seu grande talento  só se espalhou um ano antes de sua aposentadoria, tornou-se conhecida entre os fãs de Ballet de São Petersburgo como a “rainha das variações”, por seu virtuosismo e nível técnico.

Em 1917 ela se aposentou do palco e começou a ensinar em Khortekhnikum, então conhecido como o Imperial Ballet School. Embora tivesse tido uma carreira respeitável como bailarina, seria graças a suas habilidades no ensino da dança clássica, uma vez que ganho um lugar de destaque na história do ballet. Seu próprio esforço inicial para desvendar a técnica do balé lhe ensinou muito e os alunos passaram a se tornar lendas da dança. Depois da revolução de 1917, o futuro de balé da Rússia parecia triste, mas Vaganova “lutou com unhas e dentes” (como ela disse) para a sobrevivência da arte que amava..

Em 1934 foi nomeada diretora do Khortekhnikum, a escola que hoje leva seu nome, a Academia Vaganova de Ballet.

Entre os alunos de Vaganova estão os famosos como: Natalia Dudinskaya, Marina Semenova, Galina Ulanova e Maya Plisetskaya. Seus ensinamentos combinado o estilo elegante e refinado do Ballet Imperial Vaganova tinha aprendido com Enrico Cecchetti a dança mais vigorosa desenvolvida na União Soviética.

Em 1933, comemorou a versão de O Lago dos Cisnes com a aluna Ulanova como Odette-Odile.

Vaganova formou muitos bailarinos famosos, todos graduados na Academia Vaganova:  Rudolf Nureyev, Irina Kolpakova, Mikhail Baryshnikov, Natalia Makarova, Yuri Soloviev, Altynai Asylmuratova, Diana Vishneva e Svetlana Zakharova.

Uma das várias técnicas de balé e talvez mais importante, é a técnica russa.

A técnica russa ocorre principalmente no final do século XIX e primeira metade do século XX. Ela tem um corpo muito expressivo superior com menos atenção à exatidão da parte inferior do corpo. As piruetas en dehors são retirados da segunda posição dos pés para os homens, ao contrário de outros estilos, que fazem a partir da quarta posição. O método russo tem outras características, com arabescos maiores e mais linhas do corpo. A tecnologia do protótipo no Grande Teatro Bolshoi, fundado em 1776.

Comentários