Filmes Musicais :Sinfonia de Paris




Do trio Vicente Minelli, Arthur Freed e Gene Kelly nasceu “Sinfonia de Paris”, que une as glamourosas melodias do compositor George Gershwin com a genialidade dos artistas mencionados. O filme termina com um balé de 18 minutos, duração inédita para os padrões de Hollywood.!

A filmagem de “Sinfonia de Paris” foi longa, devido à complexidade do filme, mas mesmo assim o ambiente se manteve agradável. Cyd Charisse parecia perfeita para o papel da garota francesa por quem o protagonista se apaixona, mas durante as gravações ela descobriu que estava grávida e abandonou o papel.

Kelly tinha visto uma bailarina francesa e gostou dela, foi atrás e fez um teste: Leslie Caron, de mãe americana, pai francês e menos de 20 anos, ganhou o papel.

Na verdade, “Sinfonia de Paris” é uma simples história de amor. Dois pobretões americanos, um deles pintor, Jerry (Gene Kelly) e outro pianista, Adam (Oscar Levant), vivem no mesmo edifício no bairro parisiense de Montmartre. Um dia recebem a visita de Henri Baurel (Georges Guétary), um famoso cantor francês e velho amigo de Adam. Henri vai se casar e está preparando um novo espetáculo. Jerry, por sua vez, encontra uma patrocinadora americana: Milo (Nina Foch), que deseja algo mais do pintor, além de seus quadros.

Na primeira noite em que saem juntos, Jerry se apaixona pela jovem que ocupa a mesa ao lado, Lise (Leslie Caron). Encontram-se várias vezes., até que Jerry descobre sque Lise é a namorada de Henri. O pintor entra em uma crise no baile dos artistas, depara com Henri e Lise. Nesse momento começa o famoso balé de 18 minutos, o resumo da relação entre Lise e Jerry.

No dia 20 de março de 1950, “Sinfonia de Paris” ganhou seis Oscars, entre eles o de melhor filme, melhor roteiro e melhor trilha sonora.

Gente Kelly recebeu o Oscar Especial por sua versatilidade e Arthur Freed foi o grande vencedor da noite: Oscar de produtor do melhor filme e Prêmio Irving G. Thalberg, dado pela Academia a produtores responsáveis por grande volume de filmes de qualidade.

Comentários