Grandes Balés de Repertório - O Quebra-Nozes




Mais um clássico dos balés de repertório, já foi inclusive adaptado para o cinema! Fala de inocência, amor, aventura, um belo conto de fadas! Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, de  um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos." Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalina.

Coreografia original: Lev Ivanov

Música: Peter Ilych Tchaikovsky

Estréia Mundial: 1892, em São Petersburgo, na Rússia

É festa de Natal na casa da família Stahlbaum. As crianças se divertem e Clara recebe do padrinho, Drosselmeyer, um soldadinho de chumbo, que na verdade era um Quebra-Nozes.

No fim da festa, depois que todos já estão dormindo, Clara volta para a sala e adormece ao lado da árvore de Natal e de seu presente.

Clara sonha que um exército de ratos está invadindo a sua sala, mas o quebra-nozes a defende, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos ratos acaba ferindo o boneco, que, desarmado, está prestes a perder a batalha quando Clara o salva atirando seu sapato nos ratos.

Drosselmeyer aparece em seguida e, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe, que leva Clara ao Reino das Neves e ao Reino dos Doces. A Fada Açucarada, Rainha do Reino dos Doces, homenageia Clara com uma grande festa, onde todos os habitantes do seu reino dançam, representando suas várias regiões. Por fim, a Fada dança um belo pas-de-deux com o príncipe, quando Clara começa a se sentir sonolenta até adormecer de novo.

Na manhã seguinte, quando acordam, a casal Stahlbaum encontra Clara dormindo embaixo da árvore, abraçada ao seu Quebra-Nozes. Ela sabe que seu presente de Natal  foi uma linda viagem, em forma de sonho, e não apenas um boneco.

(fonte: The Nutcracker/Internet)

Comentários